Na reunião, ocorreu uma breve apresentação do planejamento para a entrada da P-53 no Porto do Rio Grande. A Petrobras explicou aos integrantes do Comitê que serão necessários para guiar a embarcação até o Porto Novo, onde atracará, a utilização de sete rebocadores portuários, cinco para atuar na condução e dois de reserva. O ex-navio Settebello deve iniciar o procedimento de entrada no canal às 7h, passando por baixo dos cabos aéreos que levam energia elétrica a São José do Norte, por volta das 10h, devendo chegar no Porto Novo às 15h.
A passagem da embarcação por baixo dos cabos aéreos foi novamente o principal tema discutido. Nesse sentido, a Praticagem da Barra apresentou um trabalho técnico com a medição das diferentes alturas entre os cabos e o nível do mar e a batimetria (profundidade) do canal de acesso. O material apresentado pela praticagem foi confrontado com estudo anteriormente realizado pela CEEE, não havendo alterações nas medidas. Conforme a Petrobras, a embarcação terá que se deslocar pra o lado de São José do Norte quando de sua entrada, para passar por baixo dos cabos aéreos. Neste ponto a altura entre os cabos e o nível do mar é superior aos 77 metros de altura do ex-navio Settebello. Conforme a Petrobras a passagem por baixo dos cabos deverá levar cerca de 30 minutos, sendo realizada com segurança.
Na noite desta terça-feira (21), no prédio da Praticagem da Barra, será apresentado em detalhes ao Comitê, com a utilização de projetor multimídia, todo o planejamento da entrada da P-53 no Porto do Rio Grande. Na reunião ficou acertado que serão realizadas duas reuniões por semana até a chegada da P-53 em Rio Grande, estando prevista para ocorrer no período entre 28 de agosto e 5 de setembro. Além disso, cada entidade designou um representante, com poder de decisão, para participar das próximas reuniões.
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