sábado, 1 de setembro de 2007

Museu de Arte Sacra

A imagem seguinte representa uma antiga igreja da cidade, hoje transformada no Museu de Arte Sacra. Importante por guardar coleções e contar a história religiosa da região, entre seu acervo estão objetos e símbolos de diversas crenças. Logo atrás dele, em anexo, está a Catedral de São Pedro, o templo religioso mais antigo do estado (1757). Engraçado é que as duas igrejas foram construídas de "costas" uma para a outra, na mesma parede. Descobri que, na época de sua construção, essa foi uma prática adotada para separar o culto católico aplicado às elites daquele às classes escravas. Claro, ali, antigos escravos eram convertidos ao catolicismo, enquanto aguardavam seus patrões receberam a "purificação dos pecados" do outro lado...






Fachada do Museu de Arte Sacra. Hoje preservado como patrimônio histórico da União.

Semana da Pátria


Hoje teve início, pela tarde, os desfiles e comemorações em alusão à independência do Brasil. Em Rio Grande, o desfile é sempre dividido em duas etapas. Hoje foram as apresentações das escolas e suas bandas marciais.
No dia Sete, teremos a presença das Forças Armadas, Defesa Civil e Grupos Escoteiros. Não vejo a hora de presenciar isso, pois nunca tive a oportunidade de participar de um desfile envolvendo as forças de defesa.
Como em Rio Grande existem diversas Organizações Militares (OMs), o evento promete! Irão se apresentar militares do 6º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), Fuzileiros Navais, Banda Marcial dos Fuzileiros Navais, marinheiros do 5º Distrito Naval, Centro de Operações de Mergulho, além de outras organizações militares de apoio, como o esquadrão de helicópteros de emprego-geral e o serviço de comunicações e Balizamento do Sul.
Também recebi convite para conduzir uma combi do Grupo de Escoteiros do Mar Riachuelo.
O desfile de hoje foi marcado pela presença de representantes de todas as etnias da cidade. Desde árabes, alemães, até africanos. Alguns desfilavam com trajes típicos, outros representavam suas escolas.






O que mais note nesse tipo de desfile é a falta de um certo sentido de civismo e de prazer pela atividade. Por outro lado, o que mais encanta não é o desfile em si, com criançinhas marchando, pais tirando fotografias e pessoas gritando. Se não fosse o Dia da Pátria poderia ser chamado, facilmente, de o Dia da Expressão do Povo.
o desfile também apresentou uma oportunidade para muitos professores manifestarem sua indignação com o sistema educacional. Muitos desfilaram de preto, em sinal de luto.


Crianças trajando fantasias de histórias infantis.

Abertura de tradicional banda marcial da região.


Sei como eles se sentem porque também tive meu tempo...


As quatro crianças são o símbolo da "paz".


Banda Marcial do CTI, escola técnica da FURG. Show à parte.




Minha Rua


Circulou pela internet uma história de que o planeta Marte estaria visível, a olho desarmado, na noite do dia 27 de Agosto de 2007. E mais: o texto também informava que Marte apareceria quase com o mesmo tamanho e luminosidade da Lua e que tal fenômeno só voltaria a ocorrer em 2287 ou algo assim. Curioso, fui, à meia noite e meia, tentar presenciar algo. Como não vi Marte (e nem poderia ver, porque era puro boato), o jeito foi tirar algumas fotografias da Lua, mesmo! E ela estava realmente bela. Aliás, foi o único dia da semana que não choveu em Rio Grande.


Após passar as fotos para o computador, um amigo notou a presença de "Marte". O planeta vermelho teria sido captado pela câmara, muito mais sensível à luz que o olho humano. Emocionado, ele pediu que mandasse a foto por e-mail para que ele compartilhasse esse momento inesquecível com os amigos e a família...tudo bem, mandei. A imagem pode ser conferida abaixo. Eu creio que não passa de uma gota que pingou na lente, até mesmo porque, de acordo com o famoso astrônomo Rogério Mourão, o fenômeno ocorreu em 2003. Claro, com um pouco de imaginação se pode ver muitas coisas....



Fotografia da noite rio-grandina de 27 de Agosto de 2007. A seta indica a presença de "Marte" no céu.


Como Marte não apareceu (e eu estava com insônia mesmo), a solução foi aproveitar a viagem e registrar a minha rua e o meu prédio, durante a noite. Tentei transmitir, pela imagem seguinte, um pouco do romantismo histórico da Travessa do Afonso, sem deixar de lado o Porto Velho, compondo a imagem de fundo. O silêncio, a brisa vinda da lagoa, a Lua cheia...tudo contribuiu para criar uma áurea de mistério naquele dia...



Imagem captada pelo sensor de radiação infravermelha. Não utilizei flash. Foto tirada às 12:40 da noite do dia 27 de Agosto.



Imagem apresentando o histórico edifício Orbiz, que chamo de Lar. Entre seus usuários estão "famílias" de universitários e marinheiros.

A semana rendeu bastante, no trabalho. Estabeleci novos horários, novas estratégias motivacionais e novos desafios físicos. O último, foi ir a pé para a FURG, todos os cinco dias da semana. Foram quase 60 km no total, mas valeu, e muito.~


Também recebemos a visita de outro "argentino", um velho amigo de infância de meu colega, o Chiqui. Um argentino eu até aguento, mas dois....acho que este foi, na verdade, o maior desafio da semana que passou...


Hermanos em clima de descontração, empolgados com a idéia de conhecer las chicas brasileiras.


terça-feira, 28 de agosto de 2007

Últimas

Passei alguns dias sem contribuir com novas postagens ao blog. Bem, isso se deve a dois motivos, facilmente justificáveis. O primeiro, mas não mais importante, é que choveu muito e eu não fui atrás de novas histórias. O segundo, e fundamental, é devido ao trabalho de escrever papers para congressos. Como eu disse em um outro post, após passar três dias realizando tarefas desse tipo, até um passeio ao porão do inferno se torna agradável! Mas eu, até o momento, já estou há cinco dias envolvido. Espero terminar tudo essa semana, pra que tudo volte ao normal. Até minha câmara digital está quase mofando.
Mesmo assim, tem alguns registros pra fazer, sim!
Sábado passado, dia 25, fui ao escoteiros jogar um futebol com a gurizada e marcamos horários para estudarmos juntos ao exame de Arrais, na Capitania dos Portos. Quando cheguei em casa, resolvi largar tudo e correr, após ficar quase duas semanas sem esse treinamento. E disparei. Foi uma das corridas que mais curti, talvez por eu estar precisando tanto dela de volta. Ao regressar, coloquei tudo em dia: limpeza do quarto, roupa, alimentação, tudo!
No domingo, minha esperança era sair com uma amiga, mas a chuva impediu. O jeito foi ficar em casa, refletindo e escrevendo ao micro. Só saí mesmo para almoçar no famoso "caminhoneiro".
Como minha próxima corrida será domingo que vem, tive que bolar uma estratégia de modo a recuperar o fôlego para os 10 km. Ainda por cima, tinha que resolver várias coisas pendentes no mestrado! A semana prometia ser dramática e emocionante. O jeito foi aproveitar ao máximo cada segundo no laboratório e me exercitar nos intervalos. Assim, botei na cabeça que faria os 10 quilômetros e 850 metros que separam minha casa da FURG, a pé! Até o fechamento desse post, a tática vem dando certo e estou conseguindo realizar essas duas missões com êxito. Vamos tentar manter o padrão até sexta-feira. Quanto mais eu ando por essa cidade maluco, mais eu percebo a importância de ter sempre a câmera fotográfica no bolso. Perdi flagrantes incríveis, como por exemplo, um cara pedalando uma espécie de bicicleta de dois andares!
Aliás, não posso dormir sem contar duas coisas mais. Ontem (segunda-feira), saí de casa às 7 da manhã para a jornada a pé. Peguei, no caminho, todos os tipos de chuva existentes na natureza. Cheguei ensopado, mas mantive o passo. Sorte que eu levei uma roupa extra (de verão) que usaria na aula de alongamento (que, por sinal, acabei faltando de novo!). Botei tudo pra secar, dentro do laboratório, mesmo. No fim deu tudo certo. O mais legal é que esse trajeto que realizo é dividido em duas partes quase iguais, pelo Pórtico da cidade. E o tempo que realizo cada parte, corresponde quase a um tempo de jogo de futebol, com os descontos! Assim, concluo que jogo uma partida inteira todos os dias!
Ontem, caí num verdadeiro trote digital. Foi amplamente divulgado na internet que no dia 27 de agosto, marte estaria visível no céu, tão brilhoso e grande quanto a lua. Até comemorei emocionado a bela noite estrelada e preparei a máquina. Afinal, as condições estavam perfeitas para "ver" o espetáculo, que só se repetirá em 2287. Tudo lorota. No horário "previsto", meia-noite e meia, lá estava eu no meio da rua, procurando Marte...
Essa semana começou, também a Semana Acadêmica da Biblioteconomia. Lá estou eu, metido. Inscrevi-me para um mini-curso legal, sobre Relações Interpessoais. Queria ver algumas palestras hoje, mas o trabalho não permitiu. Vamos ver se consigo fazer tudo o que plabejo amanhã.
Terça-feira (hoje) conheci uma estudante de mestrado muito legal, a Swami. Na verdade, durante a Jornada Biológica, peguei, por acaso, o e-mail dela no pôster e escrevi pedindo umas fotos. Hoje, descobri que aquele gesto foi uma das coisas mais acertadas que realizei em Rio Grande. Ela visitou meu laboratório e eu mostrei tudo sobre meu trabalho a ela. Ganhei uma amizade maravilhosa.