sábado, 1 de setembro de 2007

Semana da Pátria


Hoje teve início, pela tarde, os desfiles e comemorações em alusão à independência do Brasil. Em Rio Grande, o desfile é sempre dividido em duas etapas. Hoje foram as apresentações das escolas e suas bandas marciais.
No dia Sete, teremos a presença das Forças Armadas, Defesa Civil e Grupos Escoteiros. Não vejo a hora de presenciar isso, pois nunca tive a oportunidade de participar de um desfile envolvendo as forças de defesa.
Como em Rio Grande existem diversas Organizações Militares (OMs), o evento promete! Irão se apresentar militares do 6º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), Fuzileiros Navais, Banda Marcial dos Fuzileiros Navais, marinheiros do 5º Distrito Naval, Centro de Operações de Mergulho, além de outras organizações militares de apoio, como o esquadrão de helicópteros de emprego-geral e o serviço de comunicações e Balizamento do Sul.
Também recebi convite para conduzir uma combi do Grupo de Escoteiros do Mar Riachuelo.
O desfile de hoje foi marcado pela presença de representantes de todas as etnias da cidade. Desde árabes, alemães, até africanos. Alguns desfilavam com trajes típicos, outros representavam suas escolas.






O que mais note nesse tipo de desfile é a falta de um certo sentido de civismo e de prazer pela atividade. Por outro lado, o que mais encanta não é o desfile em si, com criançinhas marchando, pais tirando fotografias e pessoas gritando. Se não fosse o Dia da Pátria poderia ser chamado, facilmente, de o Dia da Expressão do Povo.
o desfile também apresentou uma oportunidade para muitos professores manifestarem sua indignação com o sistema educacional. Muitos desfilaram de preto, em sinal de luto.


Crianças trajando fantasias de histórias infantis.

Abertura de tradicional banda marcial da região.


Sei como eles se sentem porque também tive meu tempo...


As quatro crianças são o símbolo da "paz".


Banda Marcial do CTI, escola técnica da FURG. Show à parte.




Um comentário:

Malena disse...

O que sempre me encantou foi observar as expressões do povo....percebi também que em toda Banda Marcial de todas as cidades sempre parecem ter os mesmos figurantes.....adorei teu dia de hoje, quizera participar...valeu campeão....