quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Megafauna Costeira do RS

Hoje, aprofundei-me meu conhecimento sobre os sítios paleobiológicos presentes na Plataforma Costeiro do RS. Muitos achados fósseis encontram-se no Museu de Ciências Naturais do Jardim Botânico, em Porto Alegre (http://www.fzb.rs.gov.br/). Já vou agendar uma visitinha ao meu irmão em POA para irmos juntos. Minha saga será a procura das ossadas da megafauna gaúcha, em especial aquelas encontradas no Arroio Chuí. Tem que estar lá! Também identifiquei na intertet artigos interessantíssimos, para todos os que possuem curiosidade em conhecer um pouco mais esse aspecto de nosso estado. Cultura nunca é demais e creio que esses conhecimentos, uma vez que modificam ou agregam valor à nossa visão da realidade, acabam por tornar-mos cidadãos melhores, mais conscientes de que tudo está interligado em um mega sistema autoinfluenciador. Chega de filosofar e vamos às imagens. Apresento algumas fotos da região e os respectivos animais encontrados pela equipde de pesquisadores da FURG, chefiada pelo acadêmico de Geografia, o Renato. É surpreendente o que existe sob nossos pés.


Sistema de retirada do material.


Barrancas do Arroio Chuí. Nesses deltas, o material ósseo é retirado com maior facilidade, em função da erosão provocada pelo correnteza das águas.



Representação artístico da megafauna gaúcha. Muito provavelmente, o túnel de 70 metros encontrado (ver post Jornada Biológica) foi escavado pelo pampatério.


Megafauna I: animais entre 10 e 120 mil anos. Repare o tamanho em comparação com o ser humano.


Megafauna II



Megafauna III


Megafauna IV


Megafauna V


Todo o material apresentado aqui (as descobertas, fotos e desenhos) são de autoria da equipe de paleobiologia da FURG, sob a responsabilidade de Renato Pereira. Artigos podem ser obtidos pela internet, no sistema Google de Pesquisas.

Nenhum comentário: