quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Plataforma P-53

O casco de um transatlântico maior que todos os porta-aviões da Marinha Americana está muito póximo de chegar em Rio Grande. Abaixo, segue a notícia oficial divulgada no site www.portoriogrande.com.br. Vale a pena ler.

"A direção da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg) começou, no final da tarde desta segunda-feira (13), a discussão sobre acesso ao Porto do Rio Grande do casco do ex-navio Settebello, que será transformado na plataforma P-53. A reunião, convocada pela Secretaria de Infra-estrutura e Logística do Estado (Seinfra), teve a presença de representantes da Suprg, Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Petrobras e Quip (construtora de módulos da P-53).
A pauta da reunião teve como tema principal a passagem do casco da P-53 por baixo dos cabos aéreos, que cruzam o canal de acesso ao Porto do Rio Grande levando energia elétrica para o município vizinho de São José do Norte. O casco, com alguns módulos já acoplados, mede 346,5m de comprimento, 57,3m de largura e 77m de altura. Devido a sua altura, será realizada operação especial para passagem pelos cabos aéreos localizados a 73 metros (ponto mais baixo) e 82 metros (ponto mais alto) do nível do mar. Dessa forma, quando o casco chegar ao canal de acesso, com auxílio de cinco rebocadores, será deslocado para parte do canal onde a altura entre o nível do mar e os cabos aéreos é maior, garantindo sua passagem para atracar no Porto Novo.
Conforme o coordenador da Assessoria Técnica da Seinfra, Edmundo Fernandes da Silva, a pasta coordena o planejamento de todas as ações para garantir a chegada da P-53 com segurança. “Na próxima segunda-feira (20), formaremos comitê de recepção á P-53, com o objetivo de estabelecer ações necessárias para que a operação seja acompanhada e executada de forma eficaz”, salienta Silva.
O comitê de recepção à P-53 será formado por integrantes da Seinfra, Suprg, Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, CEEE, Petrobras, Quip, Conselho de Autoridade Portuária (CAP) e Praticagem da Barra do Rio Grande. O casco que será transformado na plataforma deve chegar a Rio Grande entre 25 de agosto e 5 de setembro.
Cabos Subaquáticos:
Após receber os módulos em Rio Grande, a P-53 atingirá uma altura de 140 metros. Para a saída da plataforma, será necessário transformar os atuais cabos aéreos em cabos subaquáticos, passado por baixo do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, numa profundidade superior a 18 metros.
Com colocação dos cabos subaquáticos, em uma extensão de 900 metros, na mesma linha onde hoje se localizam as torres, próximas ao Tecon Rio Grande, ficará solucionado o problema referente à saída da P-53 e à entrada de outras plataformas que farão reparos ou serão construídas em Rio Grande, pois o Município se transformou em um Pólo Naval. A obra será executada no período máximo de um ano, prazo para a saída da P-53. A substituição dos cabos aéreos para subaquáticos está orçada em R$ 18 milhões"

Fonte: Alan Bastos (Assessoria de Comunicação Social da Superintendência do Porto do Rio Grande)

Um comentário:

Anônimo disse...

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