quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Estação Apoio Antártico

Aproveitando um tempo antes do almoço, conheci a Estação de Apoio Antártico (ESANTAR), dentro da FURG, junto aos prédios na Oceanologia. O objetivo da estação é o depósito, manutenção e preparação de mantimentos para pesquisadores, militares e visitantes que farão operações na continente gelado. Rio Grande representa um ponto estratégico na logística de apoio, fomada pelo navio H44-Ary Rangel (Marinha) e do C-130-Hércules (Força Aérea). O primeiro, ao entrar pelos Molhes da Lagoa dos Patos, recebe material no Porto Novo de Rio Grande e no Porto de Pelotas. O avião, aterriza no aeroporto de Pelotas.
Na Estação, fui recebido pela secretária, uma moça muito atenciosa e simpática, chamada Thaís. Ela teve paciência para me mostrar os depósitos e responder todas minhas perguntas. Tivemos uma conversa bastante agradável e a visita foi realmente maravilhosa. São tantos os materiais e equipamentos que meus olhos não puderam perceber todos, nos 20 minutos de visita. Entre os que observei, incluem painés (fotos da antártida e pôsteres de divulgação científica), veículos para neve (projetados com esquis no lugar das rodas dianteiras), botes especiais, equipamentos para escalada no gelo (um grupo de alpinismo de SP acompanha o grupo nas expedições, dando apoio e segurança na exploração e coleta de material), habitações móveis (barracas jaboti), os chamados EMV - equipamentos para manutenção da vida (todo tipo de vestimentas, botas, coletes, isolantes térmico e luvas projetadas com design
, costuras e material especial para regiões frias) e material de apoio logístico (caixotes de mantimentos de entrega aérea por pára-quedas).
A manutenção é feita em Rio Grande e tudo é gerenciado em Brasília, através da CIRM (Comissão Interministerial de Recuros do Mar).
Enquanto tentava entender os aspectos logísticos, administrativos e os propósitos do Brasil na Antártida, a Thaís ia me mostrando os facinantes equipamentos de escalada, peças minúsculas, feitas com os mais resistentes materiais e que podem depender a sobrevivência.

Para saber mais, por favor, clique nos links abaixo:
http://www.esantar.furg.br/
(Site oficial da ESANTAR)
http://www.clicrbs.com.br/rbstv/jsp/default.jsp?programa=3&nome=antartida&pSection=779&grupoid=261&uf=1&local=1
(Programa da RBS-TV)

No final da visita, recebi da Thaís um folder com explicações básicas, um marca-páginas e dois adesivos das insígnias do Programa Antártico Brasileiro. Certamente, voltarei mais vezes
.

Brindes dados aos visitantes na ESANTAR.

Nenhum comentário: