sábado, 11 de agosto de 2007

Princesa do Sul

"Pelotas recebeu o cognome Princesa do Sul por ser considerada a cidade mais importante da província. Pelotas cresceu e se desenvolveu como nenhuma outra, exercendo grande influência econômica, cultural e política em todo o Rio Grande do Sul. Para falar da história de Pelotas não podemos deixar de falar das Charqueadas, onde tudo se iniciou, em 1780, quando José Pinto Martins fundou às margens do Arroio Pelotas a primeira Charqueada, iniciando a Freguesia de São Francisco de Paula, mais tarde Vila, que em 1835 elevou-se à cidade de Pelotas. Naquela época, as classes dominantes eram constituídas de fazendeiros (criadores e invernadores), charqueadores e comerciantes. Fazendeiros e comerciantes existiam por toda a Província, mas só em Pelotas estavam os charqueadores. Os charqueadores pelotenses, detentores de poder político e econômico, decorrentes das riquezas obtidas através da exploração e exportação do charque, criaram uma arquitetura aristocrática imponente, condizente com suas aspirações à nobreza, e para isto não mediram esforços. Trouxeram arquitetos famosos da Europa para construir seus palacetes, formando um conjunto arquitetônico único e monumental, de estilo Eclético. Eles quiseram que o lugar prosperasse, e o lugar prosperou. Passear hoje pelas ruas desta cidade nos faz ver este passado com os mesmos olhos daqueles que aqui viveram ou por aqui passaram. Em Pelotas habitaram nove barões, dois viscondes e um conde, o que colaborou para denominar a sua sociedade como a Aristocracia do Charque, ou, ainda, como os Barões da Carne Seca. Bela Princesa do Sul, de berço privilegiado, desde o cuidado no seu traçado, até seus mínimos detalhes arquitetônicos, ricamente trabalhados em moldes europeus. Seu glamour foi tal que recebeu este cognome. Seu povo foi responsável pelo seu desenvolvimento e conseqüente crescimento cultural, legando-nos, até hoje, um patrimônio no qual sua história retrata-se." (fonte: site oficial de Pelotas)



Certamente, tirarei um final de semana para passear nas ruas e conhecer os prédios históricos da cidade. Aliás, a forma como ela é chamada (Princesa do Sul) soa muito bem aos meus ouvidos. Me faz lembrar da forma também carinhosa como os americanos chamam o Havaí: A Pérola do Pacífico. Gosto desses apelidos que dão para as cidades.
Em Pelotas, há uma rica história sobre o nascimento do nosso estado, nossos valores, cultura e orgulho. É um dos alicerces da Revolução Farroupilha. O ciclo do charque pode ser entendido vititando-se as Charquedas São João (1810) e Santa Rita (1826). Na primeira, filmaram várias cenas do seriado global A Casa das Mulheres e há várias atrações entre elas, um belo passeio pelo arroio Pelotas. Fica cerca de 5 km do centro. Farei tudo a pé. Amanhã, Dia do Pais, o meu colega Thiago me convidou para ir à Pelotas, sua terra, para participar de um churrasco oferecido por seu avô. Rango bom e suculento de graça? Tô dentro!

Para saber mais, por favor, visite:

O Diário Popular de Pelotas em www.diariopopular.com.br;

O projeto da Universidade Católica de Pelotas para resgatar o passado e registro histórico pode ser encontrado em http://pelotas-memoria.ucpel.tche.br/tema2.php

Você vai encontrar em http://www.ufpel.tche.br/pelotas/colonia.html, um guia completo sobre a bela região colonial e campings para pousar.

Um ótimo guia da Universidade Federal sobre a cidade: http://www.ufpel.tche.br/pelotas/

Sites oficiais das Charqueadas em http://www.charqueadasantarita.com.br/ e http://www.charqueadasaojoao.com.br/. Obrigado e até breve!!!

Nenhum comentário: