segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Vida de Marinheiro


O último final de semana foi marcado por um maior conhecimento sobre como funcionam as "coisas do mar". Fiz vários contatos. Conheci pontos de ancoragens de embarcações na Lagoa, pavilhões para guardar as embarcações menores e o procedimento burocrático que rege a vida marinha. O Yacht Club e o Clube de Regatas também são ótimas opções para a compra de embarcações usadas. É uma vida que está me trazendo grande entusiasmo, talvez pela novidade e oportunidade que estou tendo em vivenciar esse mundo. Penso em tirar a licença de marinheiro amador, na categoria arrais (pequenas embarcações sem motor). Antes disso, vou ler o famoso livro Navegar é Fácil (imagem menor. Fonte: internet) para me preparar para a prova escrita na Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul. Depois de me aprofundar no conhecimento das marés, orientação marinha, correntes e ventos, penso em comprar ou um pequeno veleiro de fibra, ou um caiaque-duke ou um bote de vinil. Antes, quero conhecer nas vantagens e desvantagens de cada um, até mesmo porque meu objetivo é puramente o esporte e a recreação. Talvez, em um futuro próximo, após adquirir uma experiência mínima, penso em explorar mais lagoas, canais, lagos e rios do estado.

Sabádo passado visitei o Grupo Escoteiro do Mar Riachuelo. Em 2001, quando eu integrava o GE Salto Ventoso, de Farroupilha, fizemos uma visita a esse grupo. O Chefe Teixeira, na ocasião, nos recebeu e nos mostrou a cidade de Rio Grande, inteirinha. Minha esperança era encontrá-lo novamente. Infelizmente, ele não mora mais aqui. O grupo deles decaiu muito, também. Mas o pessoal que resto é muito legal e hospitaleiro e me orientaram muito nas minhas idéias de ser um argonauta marinho. Além disso me convidaram para um almoço, domingo, com outros grupos escoteiros da cidade e também para um acampamento numa região muito bonita, próxima ao bairro da Quinta, em Rio Grande. Lá, me disseram que há um morro de areia enorme, onde é possível visualizar todo o litoral e as lagoas, numa visão panorâmica. No almoço, teve arroz sem sal, e milhares de sobrecoxas, assados no fogo. No melhor estilo escoteiro. O pessoal aqui tem uma característica muito curiosa. São os únicos no Brasil que conseguem misturar elementos militares, gauchescos e escoteiros. Imagina o produto dessa salada. Mas talvez seja melhor assim, o aprendizado se torna ainda maior.

Rio Grande guarda, também, o segundo Grupo Escoteiro mais entigo no estado, o Silva Paes, de 1939. E também, o mais antigo GE do mar estadual e segundo no país. Ironicamente, é o Riachuelo, que quase fechou suas portas por falta de colaboradores.

Para saber mais informações sobre a navegação no Brasil, consulte os links:

http://www.mar.mil.br/dhn/chm/ (Site do Centro de Hidrografia da Marinha. Consulta de cartas náuticas, publicações, sinalizações marinhas, cartas sinópticas emeteorologia oficial)
(download de cartas náuticas eletrônicas - Sistema RASTER)
http://www.mar.mil.br/dhn/bhm/publicacao/catalogo/htm/livro.htm (livro para navegação básica. Muito bom pra quem pretende ser marinheiro amador).
http://www.mar.mil.br/dhn/bhm/publicacao/catalogo/htm/livro.htm (maior portal brasileiro para a prática do mergulho amador).

O velho amigo Teixeira realizando uma "dificíl" incursão aquática.
Fonte: site do GEM Riachuelo.



Nenhum comentário: