quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Personagens



Considero-me um bibliófilo. Gosto de ler histórias de aventuras, de romance e biografias de personalidades famosas. Em Rio Grande, não perdi esse hábito. No começo, só queria saber de Mister No. Publicado na forma de histórias em quadrinhos, as aventuras se passam em nosso país, particularmente em Manaus. Mostrando nossos costumes, valores, natureza, paisagens e cultura. Além disso, são histórias dirigidas ao público adulto, com alta dose de violência mas também retrata as emoções e sentimentos humanos de uma forma marcante Pena que há poucos artistas nacionais que retratem nossa gente nas tirinhas. Mas esse personagem, o Mister No, serve-me como uma fonte de inspiração. Não somente porque as histórias são ambientadas nas ruas históricas de Manaus, mas também pelo carisma do herói. Ao andar em meio aos prédios barrocos de Rio Grande, lembra-me os cenários de Manaus, mostrados nas páginas preto-e-branco de Mister No. O americano Jerry Drake (nome de batismo), infante condecorado da segunda guerra mundial e piloto na Guerra da Coréia, diverte-me com sua dupla personalidade: sua essência americana é apimentada com a malandragem brasileira. Além disso, sua forma de interpretar a vida, seus ideiais, sua teimosia e sua ingenuidade são um prato cheio para momentos de alegria. Ele está sempre do contra. Por isso, ganhou o apelido Mister No, que significa Senhor Não. Citando a sua descrição em uma comunidade do Orkut:

"Um piloto que mora em Manaus, ex-combatente de guerra americano, simpático, simples, alegre, corajoso e que não vive sem mulheres e garrafas. A série foi criada por Guido Nolitta (Sergio Bonelli) e Gallieno Ferri, em 1975"

Outro personagem marcante, que considero como um amigo quase real, é o Dirk Pitt, dos romances de Clive Cussler. Li dois livros (ver post Semana de Férias) e estou começando o terceiro, em inglês. Vou citar a descrição que encontrei na comunidade do Orkut Dirk Pitt é o melhor:



"Ele é um ex-fuzileiro, trabalha numa agência de pesquisa subaquática, coleciona carros antigos, mora em um hangar do aeroporto e é filho de um senador, além de ser atencioso com os amigos e um tanto sarcástico...Possui uma força de vontade (e de caráter) que, na maioria das vezes, foi o seu diferencial para vencer uma batalha; é o melhor no que ele faz junto com seu melhor amigo (desde o jardim de infância): Al Giordino, moreno, mais baixo que ele, forte, determinado e competente".




Nenhum comentário: